domingo, 4 de outubro de 2009

Planeio de Mamíferos



Um animal planador, como um animal pára-quedista, se desloca no ar, em movimento descendente, sem realizar trabalho. A trajetória de um planador é retilínea e forma um ângulo com a horizontal, chamado ângulo de passeio.
As asas planadoras dos mamíferos voadores é constituída por uma pele que se estende das patas dianteiras às traseiras, denominadas patágio. Os esquilos voadores, da família dos Sciuridae, que são roedores, e os marsupiais voadores falangerídeos, da família dos Phalangeridae, são exemplos de animais possuidores de patágio. Existe um outro tipo de asas planadoras, que incluem também os dedos (ao invés de terminarem nos pulsos e tornozelos), e que se estendem até o queixo e a cauda. Os "lêmures voadores" ou Cynocephalus volans (Dermoptera) planam com o auxílio desse tipo asa.

Em geral, devido à forma não radialmente simétrica dos animais, a força aerodinâmica resultante não é paralela ao fluxo de ar que por eles passa. Nesse caso, o pássaro esta planando segundo um ângulo em relação à horizontal. A força aerodinâmica resultante é composta pela força de arrastamento, paralela ao fluxo de ar, e pela força de sustentação, perpendicular ao fluxo de ar.A força de arrastamento tem o mesmo significado que no pára-quedismo. A força de sustentação é produzida pela diferença entre as pressões do ar que agem nas partes inferior e superior do planador. A pressão na parte superior é menor porque a velocidade com que as moléculas do ar passam por ela é maior, resultando em uma força de interação menor entre as moléculas e o animal voador. Como se pode ver, a existência de uma força é essencial para que um animal possa planar. Ela depende, basicamente, das dimensões e formato das asas e do corpo do planador, assim como da relação entre as dimensões da asa e do corpo, do peso do próprio animal, alem da densidade, da viscosidade e da velocidade do ar. Um formato que aumenta a força de sustentação e diminui a força de arrastamento é o de um aerofólio, juntamente com as velocidades de dois elementos de volume do ar situados, respectivamente, nas partes superior e inferior do mesmo. As asas de um pássaro, por exemplo, são aerofólios perfeitos. A força não é necessariamente perpendicular à direção de movimento em todos os pontos, mas é perpendicular ao fluxo de ar que passa em cada ponto. Quase todas as aves possuem alguma capacidade de planar. Entretanto, essa capacidade está fortemente relacionada com a forma e a dimensão de suas asas. Assim, o beija-flor, cujas asas são diminutas, mal consegue planar e pode ser classificado como um animal pára-quedista se parar de bater suas asas, enquanto que o albatroz, dono de asas longas e estreitas, consegue percorrer dezenas de quilômetros planando. O planeio pode ser analisado como uma composição de dois movimentos, um horizontal e outro vertical. A velocidade de planeio pode ser decomposta em velocidade de vôo para frente e na velocidade com que o animal perde altura. A velocidade também é conhecida como velocidade de queda. Se a velocidade de planeio for constante, as componentes também o serão, já que a trajetória não é alterada. Consequentemente, pode-se determinar o alcance horizontal e a variação de altura pelas equações de movimento. Um pássaro sem realizar trabalho mecânico ou um planador sem motor pode atingir alturas consideráveis - por exemplo, 2000 m - utilizando-se dos movimentos ascendentes do ar. Esses movimentos podem ser provocados pelas existência de colinas ou montanhas ou pelo deslocamento ascendente de massas de ar quente - as térmicas. Os condores, por exemplo, conseguem percorrer centenas de quilômetros de distância aproveitando somente os movimentos do ar e planando, consumindo assim uma quantidade muito pequena de sua própria energia.
Se quizer obter mais informação sobre o planeio de diversos animais acesse os sites:

Um comentário:

  1. O mais interessante nesses animais é que em terra firme eles são lentos, mas quando estão planando, realizam lindas acrobacias aéreas, que nos deixa, às vezes, até com inveja...

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